BUSCA

CADASTRE-SE

Assine a nossa newsletter e conheça as novidades da Quarteto Editora.

LETRAS E LINGUÍSTICA

Clique na imagem para aumentar. R$ 44.00 + frete COMPRAR

Atenção:

Os preços atribuídos aos produtos estão sujeitos a alteração sem comunicação prévia. O atendimento aos pedidos está condicionado à disponibilidade do estoque da editora e de seus fornecedores.

Disponibilidade e envio:

O envio das mercadorias disponíveis ocorrerá em até 05 dias úteis + prazo determinado pelo frete conforme disponibilidade em estoque.

CENA MODERNA: A CIDADE DA BAHIA NO ROMANCE DE JORGE AMADO

Autor(es):

MAGALHÃES, Carlos Augusto.

Assunto:

História. Literatura.

Sinopse:

Este livro volta-se para uma reflexão sobre a instância tempo-espacial, a cidade da Bahia, destacando-se o centro, das últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, por intermédio de uma das formas de expressão com que tal universo pode ser representado – o cruzamento do discurso historiográfico com o literário. Neste sentido, o texto busca fazer um acompanhamento da trajetória da cidade da Bahia, dialogando com a representação literária, visualizando-se sempre a intertextualidade. O final do século XIX e as três primeiras décadas do século imediato são períodos em que Salvador da Bahia se problematiza, pois se vê mergulhada em questões de natureza técnica e social, necessitando, dessa forma, de intervenções urgentes. Desenha-se, dessa maneira, o tempo-espaço das emergências modernizadoras – Salvador das primeiras décadas do século XX – com sua rede de implicações. O estudo de tal recorte constitui uma das verticalizações deste trabalho. Esta abordagem tempo-espacial na perspectiva histórica se entrecruza com a análise das representações literárias mais significativas da época – em especial as recriações de Jorge Amado cuja análise constitui outra verticalização deste trabalho. Os romances urbanos deste escritor – Suor, Jubiabá, Mar Morto, Capitães da Areia – são produções cujo espaço predominante é o do centro de Salvador, locus em que as interferências modernizadoras mais se acirram. A análise literária que aqui se realiza não perde de vista a importância do espaço, componente fundamental da estrutura de tais romances.

  • ISBN: 8788580050356
  • Edição:
  • Ano: 2011
  • Páginas: 282
  • Peso: 436
  • Tipo de Capa: Brochura
  • Dimensão: 15x21cm
Quarteto Editora © Quarteto Editora 2012-2017. Todos os direitos reservados.

Loja Salvador - Bahia

Av. Antônio Carlos Magalhães, 3213, Golden Plaza, sala 702, Iguatemi - Salvador/Ba
CEP: 41275-00

Atendimento e Vendas

(71) 3452-0210 contato@editoraquarteto.com.br

Institucional