BUSCA

CADASTRE-SE

Assine a nossa newsletter e conheça as novidades da Quarteto Editora.

CINEMA

Clique na imagem para aumentar. R$ 27.50 + frete COMPRAR

Atenção:

Os preços atribuídos aos produtos estão sujeitos a alteração sem comunicação prévia. O atendimento aos pedidos está condicionado à disponibilidade do estoque da editora e de seus fornecedores.

Disponibilidade e envio:

O envio das mercadorias disponíveis ocorrerá em até 05 dias úteis + prazo determinado pelo frete conforme disponibilidade em estoque.

CINCO VEZES SERTÃO: LITERATURA, CINEMA E OUTRAS ESCRITURAS

Autor(es):

NOVAES, Cláudio; MARA, Eliana [Org.].

Assunto:

Cinema. Cinema Brasileiro. Literatura no cinema

Sinopse:

Em cinco ensaios instigantes, Cinco Vezes Sertão revisita o tema sertanejo em seus vários desdobramentos midiáticos e performances de linguagens da representação identitária e cultural. O texto Tradição Literária na Cinematografia Contemporânea: o filme Cinema, Aspirinas e Urubus, estabelece relação inusitada entre o título do filme e a poética literária de João Cabral de Melo Neto, discutindo tradição e ruptura do imaginário da literatura sertaneja no cinema contemporâneo; o artigo o Sertanejo Polimorfo, discute como este conceito de polimorfia transita entre o nível pejorativo e a tensão afirmativa após o cinemanovismo, quando a condição do sertanejo no cinema brasileiro coincide com a posição dos subalternos no Brasil e se articula com o lugar de fala do terceiro mundo na geopolítica internacional. Também seguindo este viés, o texto Do Sertão ás Microterritorialidades: transfigurações estéticas e fragmentações políticas, investiga a produção audiovisual em torno da temática sertaneja, discutindo seu repertório simbólico; O sertão segundo Alberto Moravia e Gianni Amico: centro e periferia no discurso cinematográfico italiano, discute a recepção dos filmes cinemanovistas brasileiros por intelectuais da Itália, evidenciando a problemática da percepção de filmes sertanejos de viés identitário por receptores envolvidos em contextos políticos e ideológicos distintos da produção. Por fim, o texto A Pedra do Reino: do romance à televisão, de Ariano Suassuna a Luiz Fernando de Carvalho discute a adaptação do romance A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna identificando a singularidade do trabalho do diretor com o material simbólico da obra literária, recuperado na linguagem audiovisual através da narração e da montagem.

  • ISBN: 9878573951899
  • Edição:
  • Ano: 2012
  • Páginas: 122
  • Peso: 200g
  • Tipo de Capa: Brochura
  • Dimensão: 15x21cm
Quarteto Editora © Quarteto Editora 2012-2017. Todos os direitos reservados.

Loja Salvador - Bahia

Av. Antônio Carlos Magalhães, 3213, Golden Plaza, sala 702, Iguatemi - Salvador/Ba
CEP: 41275-00

Atendimento e Vendas

(71) 3452-0210 contato@editoraquarteto.com.br

Institucional